MBPF – Como Fazemos?

Em outros textos, nós já mostramos como podemos auxiliar uma cervejaria a se regulamentar da maneira correta, de acordo com o que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) exige, porém, mais voltadas para questões relacionadas às instalações ou estrutura da cervejaria propriamente dita. Hoje, vamos comentar sobre um outro quesito fundamental para a cervejaria, e que é exigido por lei, para que ela seja registrada de fato no MAPA, sendo ele o Manual de Boas Práticas de Fabricação (MBPF). 

O MBPF nada mais é que um documento descritivo, onde ele detalha toda a rotina produtiva da empresa, além de demonstrar como ela faz para cumprir com todos os quesitos exigidos pelo MAPA. Ou seja, ele é um documento fundamental para garantir a padronização da produção da cerveja, assim, garantindo uma segurança alimentar, para os consumidores da bebida; além de garantir, também, uma segurança do trabalho para os colaboradores da empresa.

Na Sinergia, oferecemos a elaboração do MBPF, de acordo com modelos personalizados que fazemos pensando nas especificidades de cada cervejaria que nós atendemos e estudamos, além de levar em consideração também o que a legislação fala e as sugestões dadas pelos professores ou profissionais especialistas na área, que nos orientam ao longo de todo o projeto, junto a cervejaria. 

Uma outra possibilidade seria a revisão e readequação do MBPF, para a realidade atual da empresa. Na legislação, não é exigido apenas que você tenha um MBPF, mas também que ele esteja sempre atualizado e sendo sempre colocado em prática, por isso que possíveis vistorias na cervejaria podem acabar tendo um resultado negativo, pois os funcionários não aplicam, de fato, aquilo que está sendo dito no manual. Portanto, é fundamental que seu manual esteja sempre atualizado e aplicado à realidade da cervejaria.

Esse tipo de serviço normalmente é realizado junto com o checklist do MAPA, serviço que também oferecemos e explicamos melhor no texto em nosso site, chamado Checklist do Mapa – Como Realizamos?. Eles são realizados em conjunto, ou em sequência, pois um estudo inicial sobre a cervejaria, realizado por meio do checklist do MAPA, nos permite uma visão holística dela, para elaborarmos um plano de ação, que será usado nas correções das instalações; e o MBPF, que vem junto com procedimentos operacionais padrões, auxiliam na padronização da produção de fato.

A depender da demanda da cervejaria, podemos também pensar em possíveis treinamentos para os funcionários, análise da cerveja para identificação de possíveis contaminantes, entre outros serviços que podem atender o seu empreendimento da melhor forma, caso esteja interessado e queira saber mais, ficaremos muito satisfeitos em realizar uma reunião gratuita, para entendermos melhor como a Sinergia pode te auxiliar da melhor forma.

Escrito por Caio Lima.

Gostou desse artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkedin
Compartilhe no WhatsApp

Deixe um comentário!