A metodologia denominada Scrum, foi criada pelos desenvolvedores Ken Schwaber e Jeff Sutherland e foi estudada detalhadamente e readaptada para o ambiente de trabalho da Sinergia. Ela consiste principalmente em identificar todas as atividades que serão realizadas ao longo de toda a execução do serviço e , em seguida , dividi-las em blocos de tempo denominados “Sprints”. Esta é uma forma de execução de projetos que permite dois principais benefícios, como o constante alinhamento com os clientes e , também, a otimização da realização do presente projeto e futuros projetos.
Um dos principais desafios enfrentados por empresas de consultoria é o acordo entre a expectativa do cliente, à respeito do produto final, e o que de fato será entregue pela empresa. Pensando nisso, a forma como a Sinergia lida com a implementação de seu projetos muda em 2021, dividindo todo o trabalho que será realizado em Sprints que podem ter tamanhos diversos , dependendo de cada projeto ou conjunto de atividades que serão realizados nessas Sprint’s. Essa divisão é interessante pois ela não só permite que os membros se mantenham focados em atividades essenciais, mas também que ao final de cada bloco de tempo seja realizada uma entrega parcial para o cliente , seja por reuniões ou simplesmente por meio de relatórios. Assim , ao final de cada Srpint , por meio da transparência que realizamos com os nossos clientes, é possível que eles realizem feedbacks, identificando pontos positivos ou que precisam ser melhorados na próxima Sprint, e principalmente mantenham as expectativas, seja tanto da empresa como do próprio cliente em relação ao produto final.
Além disso, outro importante benefício que essa metodologia nos fornece é a otimização dos serviços que são oferecidos pela empresa. Não é novidade que em toda realização de uma ideia , empreendimento ou um simples plano estratégico encontramos dificuldades no meio do caminho, que muitas vezes se repetem e podem criar novos empecilhos futuramente. Com o objetivo de evitar esses empecilhos , além de serem realizadas reuniões com os clientes no fim das Sprints, são realizadas , também, reuniões durante as Sprints, a fim de planejar, acompanhar e documentar o que foi feito até então. Ou seja , inicialmente realizamos uma reunião para identificação das atividades gerais que se encaixa no bloco de tempo , posteriormente é realizado outra reunião a fim de ouvir a equipe que está se empenhando no projeto e identificar o que já foi feito , o que falta fazer e o que está impedindo a realização de determinada atividade, e , por fim é realizada uma reunião de retrospectiva, que tem o objetivo de documentar tudo o que foi realizado e como foi realizado. Tanto as reuniões estratégicas quanto a gestão do conhecimento que são realizadas durante todo o trabalho gera uma experiência, para os atuais e futuros membros da organização, que é acumulada e permite a agilização das próximas sprints de um mesmo projeto e principalmente de projetos futuros, mesmo que haja projetos com demandas específicas, uma vez que sempre há problemas comuns aos projetos ou ocorre a formulação de um problema que possa ser reutilizado em outros.
Esta , então , é a metodologia utilizada atualmente pela Sinergia, que permite flexibilidade , otimização , transparência, entre outros benefícios para execução de projetos , sendo então uma importante ferramenta, não só para a fidelização de clientes, mas também para uma maior harmonia para a equipe em que se realiza o trabalho.