PGRS – Como realizamos?

O planejamento e gestão dos resíduos sólidos produzidos por uma determinada produção é uma pauta que vem tomando cada vez mais importância atualmente, sendo, também, cada vez mais exigida, seja pelo nosso governo, seja pelos próprios consumidores. Mas qual seria a melhor forma de se implementar essa ideia dentro de sua empresa?

A Sinergia, por ser uma empresa júnior de química e engenharia química, possui membros que estudam, em sua graduação, a gestão ambiental de  processo produtivos e, assim, aprendemos os caminhos mais indicados para se implementar esse tipo de gestão, sendo que nós atuamos, junto à empresa que nos contrata, em quatro frentes: política da empresa, legislação, diagnóstico e treinamento.

Quando mencionamos a política da empresa, queremos dizer que é preciso um interesse da alta administração por uma mudança em seu processo internos, que demanda um trabalho considerável para repensar e readaptar o processo produtivo da empresa. A partir do momento que identificamos que a empresa de fato tem interesse, a Sinergia se compromete a repensar de fato toda a rotina produtiva e os possíveis caminhos para a implementação de uma “mudança de hábitos” ao longo da produção da empresa.

A legislação é um típico ao qual damos muita atenção. Após atuarmos junto à alta gerência, o próximo passo é estudar a legislação aplicável ao porte da empresa nos níveis nacional, estadual e municipal. Isso nos permite identificar todos os requisitos legais e considerálos à medida  que avançamos com o projeto. 

O diagnóstico é uma etapa fundamental, pois é nela que avaliamos a situação atual da empresa em relação ao gerenciamento dos resíduos produzidos. Nesse estágio, identificamos pontos de produção de resíduos, desperdício de matéria-prima e locais onde o material pode ser reaproveitado. Realizamos um estudo detalhado sobre a produção da empresa e os tratamentos viáveis a serem aplicados, além de uma série de outros estudos essenciais. Tudo isso para que, ao final do projeto, possamos entregar um plano de ação eficaz.

Além disso, o treinamento pensado para os colaboradores da empresa é crucial para a implementação de uma gestão de resíduos sólidos eficiente. É necessário encontrar formas de motivar os membros da equipe para que eles realmente abracem a nova política e coloquem em prática todas as propostas. O trabalho da Sinergia visa alcançar não só a liderança da organização, mas também todos os colaboradores, que são fundamentais para a rotina da empresa.

Se você acredita que sua empresa busca estar alinhada com as tendências atuais e quer contribuir para um mundo mais sustentável, teremos prazer em realizar uma reunião gratuita para esclarecer eventuais dúvidas sobre nossos serviços.

Por: Marcelo Augusto

Gostou desse artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkedin
Compartilhe no WhatsApp

Deixe um comentário!