O crescimento da demanda por cosméticos e produtos de higiene pessoal estimulou várias empresas a realizar pesquisas de tendências, e investir mais no controle de qualidade de seus produtos; a fim de atender as necessidades da legislação e do mercado. Deste modo, para garantir produtos de qualidade, as empresas buscaram melhorar suas as atividades de inspeção e testes necessários para assegurar que todos os requisitos especificados pelas normas em vigor sejam alcançados.
Quando se fala em Controle de Qualidade em uma empresa de cosméticos, a primeira coisa que pensamos é no controle da qualidade do produto e das matérias-primas que o compõem. Por isso, para garantir produtos de qualidade, as empresas buscaram melhorar suas as atividades de produção e começaram a realizar testes para garantir que os produtos finais estejam dentro de um padrão específico de qualidade.
Assim como os produtos farmacêuticos, os cosméticos são misturas complexas de composição precisa e com propriedades específicas. Logo, as análises químicas ou aplicações de pesagem por exemplo, são geralmente apenas uma parte de sua fabricação, mas podem influenciar fortemente na qualidade e integridade do produto final. De fato, antes da venda em muitos países, os cosméticos devem ser testados para segurança, bem como para conformidade com o Manual de Boas Práticas, e a medição de parâmetros como pH, análise microbiológica, viscosidade e gravidade específica é crucial para consistência, uniformidade e segurança do lote.
Uma dúvida muito comum das empresas da área de cosmetologia, é a diferença entre garantia e controle de qualidade. De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o controle de qualidade está relacionado a verificação do cumprimento de um produto com sua definição ou especificações. Ou seja, se desde a matéria prima, até o produto final, o produto está de acordo com o esperado pelas normas brasileiras. Já com a garantia de qualidade aborda-se todas as atividades planejadas e sistemáticas necessárias para obter confiança suficiente no desempenho satisfatório de uma estrutura ou sistema em operação.
Por estas razões é de suma importância as boas práticas de fabricação e o controle de qualidade desses produtos. Dessa maneira, a elaboração de um protocolo é fundamental para garantir um bom controle periódico para os seus produtos.
Quer entender mais sobre como funciona a implementação do controle de qualidade e como isso pode ser bom para o seu negócio? Entre em contato conosco e agende uma reunião sem compromisso.