Viabilidade Econômica de Cervejarias

O  mercado cervejeiro é um dos mercados que mais crescem no país ano após ano, o que nos dá uma projeção muito boa para o futuro das cervejarias brasileiras. Ter uma cervejaria em si, é o sonho de muitos brasileiros, mas a grande maioria não entende muito bem o que é necessário para se abrir um negócio, na área de cervejaria, ou sabe avaliar se o negócio é viável ou não. Pensando nisso, a Sinergia tem estruturado o serviço de viabilidade econômica, que visa justamente o estudo do negócio e do mercado que o cerca, para a identificação de uma oportunidade de mercado ou  melhoria para a cervejaria dos nossos clientes.

Inicialmente, temos os tipos de pesquisa que podem ser feitas antes da análise de viabilidade. A primeira delas é a pesquisa de mercado, que recolhe o que o denominamos de dados primários, ou seja, é um estudo baseado em uma amostra da população, em que se realiza uma pesquisa que coleta os dados diretamente com as pessoas, por meio de questionários, o que dá um grau de certeza maior, uma vez que, por uma análise estatística da amostra, ela nos proporciona uma resposta média, utilizada para a previsão.  

A outra pesquisa, seria a denominada análise de mercado, esse tipo de pesquisa coleta dados secundários, ou seja, dados que já foram coletados por outras pessoas ou organizações, com uma finalidade específica ou não. Nesse caso, a pesquisa se torna um pouco mais fácil e também barata, uma vez que é viável uma pesquisa bibliográfica, ou online, como em alguns sites do governo, e, também, grupos de pesquisa específicos para cervejarias artesanais.

De qualquer forma, depois do estudo de uma, ou ambas as pesquisas, é feita a análise econômica do negócio, que pode ser realizada considerando diferentes metodologias, como: SWOT; ANÁLISE PESTALD; 5 FORÇAS PORTER. Em seguida, analisamos todos os fatores que rondam o negócio, como políticas públicas,  impactos ambientais, tributos, entre outros. Apesar de não ser necessário a validação de um profissional na área, a sinergia busca a recomendação de especialistas na área, a fim de fornecermos a melhor qualidade e previsão possível. O problema desse serviço é que oferecemos apenas uma projeção, e não um indicativo do que vai acontecer de fato, por isso é muito importante considerar todos os possíveis fatores que podem ocorrer com a empresa, sejam eles positivos ou negativos, para termos uma margem de erro em relação a todas as variáveis.  

A análise de viabilidade em si segue a seguinte organização:

1º Temos que considerar primeiramente quanto será o valor necessário para dar início a cervejaria, ou seja, qual seria o capital inicial, ou investimento inicial mínimo.

2º Em seguida, é necessário realizar uma projeção de receita, ou seja, quanto pretendemos vender por mês, ou em algum período de tempo específico. É importante ressaltar que, nessa etapa, a análise de mercado realizada anteriormente nos dará uma possível previsão do preço a ser colocado no produto vendido, quando se tem uma maior venda desse tipo de produto e quando se tem baixa nessa venda, para que seja realizada essa estimativa de receita mensal.

3º Posteriormente a possível receita que será estipulada, é necessário considerar os custos, ou seja, tudo aquilo que é gasto na confecção do produto (insumos, instrumentos, etc) e despesas, ou seja, tudo aquilo que temos de gasto que não é voltado para a produção do produto (transporte de mercadoria, recipientes, por exemplo). Além disso, temos que levar em conta, também, os impostos, seja sobre o produto, seja sobre o negócio, como o IPI, voltado para produtos industrializados; ICMS, entre outros, que são cobrados em cima da receita bruta obtida pelo negócio, ou em cima de outros valores. Como a Sinergia tem a possibilidade de desenvolver o dimensionamento dos equipamentos utilizados, estudo dos insumos necessários para a fabricação da cerveja, além de outros fatores, teremos uma noção muito boa sobre todos os investimentos necessários para o funcionamento e abertura da cervejaria.

4º Quando subtraímos todos esses gastos, da receita, temos o chamado fluxo de caixa, parâmetro importante para o funcionamento do negócio.

Para a compilação dos dados, é interessante a tabulação de todos os dados, o que facilita os cálculos e a visualização de tudo que entra e sai da cervejaria:

MêsReceitaCustoDespesaimposto xImposto yFluxo de caixa
Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Tabela 1. Tabulação de dados para análise econômica de cervejaria

Podemos concluir, portanto, que devemos ter uma noção muito boa de tudo aquilo que entra e tudo aquilo que sai do nosso negócio, com  a finalidade de identificar em quanto tempo é possível recuperar o dinheiro inicial investido, se será possível ou não a recuperação desse dinheiro e, portanto, definir se o negócio é viável ou não, de acordo com as considerações feitas.

Para realizar a determinação da viabilidade ou inviabilidade, temos os indicadores financeiros, como o TIR, o VPL e o PAYBACK. Dentre eles o VPL é o mais completo e pode ser calculado com algumas ferramentas, como o Excel, que nos dá o indicativo de que o negócio é viável, quando o seu cálculo resulta em um valor positivo, e se é inviável caso seu cálculo seja negativo. Porém ele é o mais complexo de ser realizado, sendo necessário um estudo mais profundo para a sua aplicação, o que não quer dizer que não conseguimos implementá-lo no nosso serviço. O PAYBACK é o mais tranquilo de ser implementado, porém, seria interessante o estudo desses indicadores, por meio do próprio texto enviado pelo Ricardo e que contém essas informações.

Outro possível serviço que oferecemos para o cliente, é o processo para a abertura do negócio de fato, ou seja, a aquisição do CNPJ da empresa. Para isso, é necessário seguir algumas etapas. A primeira delas está relacionada com a elaboração de um contrato social, que é um documento que vai descrever todas as normas e normas da empresa, os cargos, produtos e atividades comerciais, etc. Para esse documento, é necessário um advogado de fato para que seja validado o procedimento burocrático. Em seguida, é necessário a ata de eleição e impostos da empresa, que define quem será o representante legal da empresa, que normalmente é feito por um contador, e que estará na contabilidade do negócio futuramente, apesar de que qualquer um pode realizar esse procedimento, mas o senso comum é deixar nas mãos de um contador.

Quer entender mais sobre como funciona a análise de viabilidade econômica de uma cervejaria e como aplicar no seu negócio? Entre em contato conosco e agende uma reunião sem compromisso.

Gostou desse artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkedin
Compartilhe no WhatsApp

Deixe um comentário!