A demanda por cosméticos naturais, o veganismo e o consumo consciente vem crescendo paralelamente, isso se justifica pela maior preocupação das pessoas com o impacto que podem causar a longo prazo tanto em si próprios quanto no bem-estar do planeta.
Com a pandemia, as pessoas passaram a se cuidar mais e informarem mais, isso fez com que pequenos nichos, que vinham ganhando espaço de forma constante, porém não muito acelerada, fossem levados como pauta principal para uma conversa. Consequentemente, tanto consumidores como vendedores passaram a se importar minuciosamente com seus produtos.
A fim de informar e contribuir cada vez mais para essas questões vamos abordar aqui alguns termos importantes para consumidores desse mercado e também microempreendedores de cosméticos naturais, orgânicos e veganos.
O primeiro ponto é sobre os produtos cruelty-free e veganos, será que eles são a mesma coisa?
O termo “cruelty-free” significa “livre de crueldade”, isso significa que não foram feitos testes em animais na fabricação do produto. Entretanto, não necessariamente esse produto será vegano, pois podem existir compostos na formulação que sejam de origem animal, por isso deve-se se atentar a produção ou a compra se o intuito for seguir as ideologias em conjunto.
Mas, uma dúvida frequente normalmente é saber se é possível identificar no dia-a-dia se o produto que está sendo comprado realmente é vegano, orgânico ou cruelty-free. Para se ter certeza, é interessante sempre seguir essa dica: atenção aos selos! A leitura dos selos ajuda a distinguir o tipo de classificação do produto desejado.
O selo IBD referente ao Instituto Biodinâmico certifica que o produto é cultivado sem substâncias químicas ou transgênicas, que está de acordo com as leis sanitárias, ambientais, trabalhistas nacionais e que esta garantia se estende aos fornecedores de matéria-prima certificados pelo IBD.
Quando um produto recebe o selo Ecocert significa que ele possui no mínimo 95% de ingredientes orgânicos na sua fórmula.
O “Certificado de Produto Vegano SVB” é dado a cada produto em específico e não a empresa ou a marca, esse é um selo confiável e reconhecido nacionalmente, os produtos que o tem são veganos e cruelty-free.
A PETA (Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais) atua fortemente no mercado global, seu selo certifica que as etapas de produção não incluem testes em animais em nenhuma parte do processo produtivo, seja de forma direta ou indireta.
E como conseguir esses selos?
Cada uma das instituições mencionadas possui suas normas para certificação, nos seus respectivos sites contém orientações para consegui-las. Mas basicamente o processo consiste em preenchimento de um formulário, envio de documentos, pagamento de taxas e emissão. Vale ressaltar que possuem algumas instituições no Brasil desse ramo, o que facilita na hora de adquirir essa certificação.
Apresentado isso, a Sinergia – Soluções em Tecnologia Química, está no mercado prestando consultoria para diversas áreas, inclusive a de cosmetologia, auxiliando empresas e negócios a crescerem. Quer entender melhor qual dessas certificações é a melhor solução para seu negócio? Entre em contato com um de nossos consultores e agende uma reunião.